Translate

domingo, 16 de junho de 2013

Como estudar e lembrar da matéria para um teste ou exame

 
Empinar matéria antes do teste não é um método eficaz de estudo. Você pode manter as informações o suficiente para fazer o teste, mas com o tempo você vai esquecer a maior parte das informações. Para estudar realmente e manter conceitos, você vai precisar transferir as informações de sua memória de curto prazo para a memória de longo prazo. Estudar a longo prazo, você vai economizar tempo no final, quando tiver que fazer os testes finais ou exames.

Estratégias:
 
 1 - Inicialmente você vai esquecer mais do que você se lembra, por isso tente passar as informações de sua memória de curto prazo para a memória a longo prazo, imergindo-se no material. Anote os fatos mais importantes sobre cartões e tente lê-los durante todo o dia. Coloque informações na porta do frigorífico , no espelho da casa de banho, em seu painel, etc.
 
 

2 - Associar os fatos com memórias. As memórias não têm de estar relacionadas com o material de estudo, você pode associar as informações com programas de TV, os nomes dos seus melhores amigos, comidas, músicas, filmes, nomes de animais de estimação, o que vier à mente.
 
 

3 - Rever o material muitas vezes. Leia as notas e os apontamentos depois da aula para manter a informação fresca  na sua mente. Escreva conceitos utilizando a sua linguagem, sem ler seus apontamentos ou procurar no livro. Explique os conceitos para outras pessoas. Se consegue ensinar, então é porque você realmente aprendeu a matéria. Estude em grupos para que você e seus colegas possam ajudar-se mutuamente.
 
 

4 - Repita a informação  muitas vezes. É por isso que você ainda se lembra da música do alfabeto e de canções infantis. Alterne entre estudar em silêncio e dizendo a informação em voz alta,  colocando-a  numa melodia ou num poema por exemplo. Procure encontrar palavras que rimam com termos que você está tentando lembrar.
 
 

 5 - Faça pausas! Nossas mentes melhoram o desempenho quando estão descansadas. Dormir quando você está cansado, comer quando estiver com fome. Fazer pequenas sestas durante as sessões de estudo, se você sentir sono. Uma sesta de 15 minutos poderá ajudá-lo e  energizá-lo de  tal maneira que você pode começar a compreender conceitos que não compreendia antes.
 


6 - Decidir se lembrar. Quando você se sentar para estudar, diga a si mesmo "Eu vou lembrar de tudo que eu preciso de lembrar." Sua mente subconsciente, convocada pela intenção de lembrar, irá ativar poderes de memória que você não sabia que você tinha.

Sem comentários:

Enviar um comentário