Translate

segunda-feira, 15 de abril de 2013

Meditação para Crianças






A meditação é uma ferramenta muito eficaz para ajudar as crianças a  adquirirem tranquilidade interior e criatividade. Pode ser uma experiência muito simples e divertida  e ao mesmo tempo ajudar a aumentar a auto compreensão  e a autoaceitação.
Quando as crianças aprendem a meditar, são capazes de aceder a um local mais seguro e tranquilo das suas mentes sempre que necessitem de encontrar tranquilidade entre o caos.
 
Uma das técnicas de meditação mais fáceis para as crianças aprenderem consiste na visualização. Ao criar imagens nítidas na sua mente, a criança tem a possibilidade de entrar em contato com o seu próprio potencial e com qualidades positivas como a bondade e a generosidade. A visualização é particularmente benéfica para as crianças com baixa autoestima, uma vez que as pode ajudar a imaginar soluções positivas que lhe darão a confiança para melhor interagir com os outros e fazer mais amigos com maior facilidade. 
Quais os benefícios da meditação?
A meditação é indicada para todo o tipo de crianças. Funciona como prevenção para as que nunca tenham tido problemas e ajuda aquelas que são mais instáveis. Principalmente, traz às crianças serenidade emocional.

  • Ajuda as crianças com hiperatividade, défice de atenção, mau aproveitamento escolar, normalmente associado a uma situação emocional, como um problema familiar, dormir ou comer mal.
  • É indicada para crianças com problemas psicológicos, diversos tipos de inseguranças ou que, por exemplo, sofrem de pesadelos, dormem mal, têm uma alimentação errada, padecem de obesidade...
  • Ajuda a criança a reforçar a paz de espírito, a respirar em situações de stress, a levantar a autoestima. Ensina-a a ser autodisciplinada e, para as crianças com problemas de afirmação, ajuda-as a desinibirem-se.

 
É conveniente levar o seu filho a meditar à mesma hora e no mesmo local todos os dias. Ao final do dia, mesmo antes de ir para a cama, é o momento mais adequado para a maior parte das pessoas, uma vez que poderão dormir logo depois. No entanto, deverão sentir-se livres para praticar meditação de manhã ou em  qualquer hora do dia, se assim o preferirem.

 Reserve 5 a 10 minutos por dia para fazer uma meditação guiada com o seu filho. A leitura de histórias seguidas de uma meditação guiada ajudam a focar a atenção da criança, ao mesmo tempo que a incentivam a visualizar cenários, personagens e acontecimentos.
 
A criança deverá usar roupa leve e quente e lavar as mãos e o rosto antes de começar a limpar-se a si própria, simbolicamente, das atividades quotidianas. Em seguida escolha um local tranquilo onde é pouco provável ocorrer qualquer tipo de distração, desligue os telefones e reduza as luzes.
 
Antes de começar vale a pena despender alguns minutos a fazer um simples exercício de alongamento e relaxamento que trará a sua atenção e a da criança totalmente para o presente. Ao mesmo tempo que acalma a mente e o corpo, o exercício facilitará também a concentração na meditação.

Estas técnicas simples de relaxamento são ferramentas úteis para que o seu filho em qualquer momento as use para acalmar e descontrair sempre que se sinta ansioso ou agitado. Isto significa que a criança sabe como atingir a calma mental e o relaxamento através da respiração.




Comece por convidar o seu filho a deitar-se, na cama ou no chão, com uma almofada sob a cabeça. Sente-se confortavelmente a seu lado e peça-lhe que dirija a sua atenção para a respiração. Respirem ambos profundamente algumas vezes - inspirem e expirem. Em seguida, quando se sentir pronto, diga numa voz suave e relaxada:

Fecha os olhos. Contrai os dedos dos pés ....contrai, contrai...e descontrai. Agora aponta os dedos dos pés para a frente...e aponta-os na tua direção. Para a frente, na tua direção....e descontrai.

Agora, com suavidade, respira bem profundamente e imagina o ar a encher todo o teu corpo, desde a cabeça até aos dedos dos pés, como se estivesses a encher um balão. Lentamente, deixa o ar sair a pouco e pouco, permitindo que o teu corpo se enterre na cama ou no chão.

Agora aperta as mãos, formando pequenas bolas....e abre-as, alongando bens os dedos. Aperte as mãos mais um vez e abra-as, alongando os dedos o mais que puderes...e descontrai.

Respira novamente de forma bem profunda e imagina o ar a encher todo o teu corpo, da cabeça aos pés, como se estivesses a encher um balão. Lentamente, deixa o ar sair, a pouco e pouco, permitindo que o teu corpo se enterre no conforto da cama ou do chão.

Agora alonga os braços, acima da cabeça, e os pés de modo  a sentires-te o mais comprido possível... e descontrai o mais que puderes. Alonga novamente... e descontrai, alonga novamente ... e descontrai.
 
Agora volta a colocar os braços ao lado do corpo e coloca as mãos sobre o ventre. Contrai o rosto, de modo que todos os teus músculos se contraiam o mais que for possível...e descontrai. Agora faz um grande sorriso....e descontrai todos os músculos do rosto. Sorri mais uma vez...e descontrai.


Inspira lenta e profundamente pelo nariz e sente como o teu ventre fica maior. Expira lentamente pela boca e sente o teu ventre baixar. Descontrai, descontrai todo o teu corpo...

Continua a respirar profundamente até te sentires verdadeiramente descontraído, suficientemente descontraído para seguires a história mágica que te vou contar.


Fonte: Livro "Buda para ler ao deitar"
 
++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

Sem comentários:

Enviar um comentário