- O desenvolvimento da auto-estima adquire-se nos primeiros anos de vida.
- A auto-estima é a opinião que cada individuo tem de si mesmo e do seu valor como pessoa. Ela desenvolve-se com o decorrer da vida, porém no período da infância existem várias situações que podem afetar negativamente a auto-estima da criança. Na infância, uma auto-estima reduzida projeta-se na adolescência e na vida adulta; por vezes originando más escolhas, como o uso de drogas, abusos e relações violentas.
Abuso em casa
A forma como uma criança é tratada em casa tem um forte impacto no desenvolvimento da sua auto- estima. Se ela for alvo de abusos por parte dos pais quer física quer emocionalmente, ela se sentirá desvalorizada e pensará que merece ser tratada assim. O abuso físico que os pais aplicam nas crianças afeta a sua auto-estima e aumenta as hipóteses de estas virem a ter relacionamentos onde abusem ou sejam abusadas. Pais que chamem nomes aos filhos ou lhes gritem a toda a hora transmitem-lhes a mensagem de que eles são desvalorizados ou não amados. As crianças rejeitadas também lutam com a sua auto-estima. A rejeição dos pais pode levar os filhos a se sentirem inúteis fazendo com que eles acreditem que não são merecedores da disponibilidade de seus pais. Por vezes, se sentem sós, envolvidos em sentimentos negativos e não acreditando em ninguém, culpabilizando-se pela forma como os pais os recriminam.
Experiências escolares negativas
A experiência escolar da criança também afeta negativamente a sua auto-estima. Se uma criança é intimidada por colegas, ela entenderá que eles podem ser muito maus e pensar que a culpa é sua, especialmente se ninguém a defender. Os professores cruéis que têm o hábito de ofender e dizer palavras negativas aos seus alunos contribuem para que estes se sintam desvalorizados e que incluam no seu sistema de crenças as palavras negativas dirigidas a eles como sendo verdades absolutas .
Dificuldades de aprendizagem
As dificuldades de aprendizagem contribuem muito para uma baixa auto-estima infantil. Se a criança é ridicularizada em vez de ser incentivada a ultrapassar as suas dificuldades, ela poderá se sentir ignorante, burra e desistir de tentar aprender e superar essas mesmas dificuldades . Como resultado da sua falta de realização na escola, a criança pode ser menosprezada por colegas, professores e pais, diminuindo, assim, a sua auto-estima.
Expetativas elevadas dos pais
As expetativas elevadas dos pais em relação aos seus filhos contribuem para a baixa auto-estima infantil. Perante essa situação, a criança sente que não é suficientemente boa para os seus pais e envolve-se numa procura desmedida para tentar agradar. Quando a criança não consegue satisfazer as expectativas dos pais, ela se sente mal, contudo aprende a esperar o comportamento impróprio de seus pais. Isso é especialmente prejudicial às crianças que têm uma predisposição para terem falta de confiança em si mesmas
Falta de hobbies e de atividades extracurriculares
As crianças precisam de ter sucesso em seus hobbies e em atividades extracurriculares para se sentirem bem consigo mesmas. Quando as crianças não têm oportunidade para frequentar as atividades que gostam, são confrontadas com sentimentos de fracasso e tédio. Elas podem desenvolver uma baixa auto-estima e uma auto-imagem infeliz, levando-as a recorrer a comportamentos prejudiciais para ganhar controle e sentido para as suas vidas. Tem sido demonstrado que as crianças que têm hobbies fora da escola, apresentam uma maior auto-estima e são menos propensas a ter um mau comportamento .
Pais superprotetores
Pais super-protetores podem, inadvertidamente, levar seus filhos a terem uma baixa auto-estima. Isso deve-se ao fato da criança não ser capaz de viver a sua vida independentemente, contando sempre com os pais para tudo. Os pais super-protetores têm boas intenções, mas seus filhos para além de não se considerarem importantes enquanto indivíduos, crescem sentindo-se incapazes de cuidarem deles mesmos.
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