Translate

quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Quais as razões da baixa auto-estima infantil?

  • O desenvolvimento da auto-estima adquire-se nos primeiros anos de vida.
  • A auto-estima é a opinião que cada individuo tem de si mesmo e do seu valor como pessoa. Ela desenvolve-se com o decorrer da vida, porém no período da infância existem várias situações que podem afetar negativamente a auto-estima da criança. Na infância, uma auto-estima reduzida projeta-se na adolescência e na vida adulta; por vezes originando más escolhas, como o uso de drogas, abusos e relações violentas.
 

Abuso em casa

A forma como uma criança é tratada em casa tem um forte impacto no desenvolvimento da sua auto- estima. Se ela for alvo de abusos por parte dos pais, quer física quer emocionalmente, ela se sentirá desvalorizada e pensará que merece ser tratada assim. O abuso físico que os pais aplicam nas crianças afeta a sua auto-estima e aumenta as hipóteses de estas virem a ter relacionamentos, onde abusem ou sejam abusadas. Pais que chamem nomes aos filhos ou lhes gritem a toda a hora transmitem-lhes a mensagem de que eles são desvalorizados ou não amados. As crianças rejeitadas também lutam com a sua auto-estima. A rejeição dos pais pode levar os filhos a se sentirem inúteis fazendo com que eles acreditem que não são merecedores da disponibilidade de seus pais. Por vezes, se sentem sós, envolvidos em sentimentos negativos e não acreditando em ninguém, culpabilizando-se pela forma como os pais os recriminam.
 

Experiências escolares negativas

A experiência escolar da criança também afeta negativamente a sua auto-estima. Se uma criança é intimidada por colegas, ela entenderá que eles podem ser muito maus e pensar que a culpa é sua, especialmente se ninguém a defender. Os professores cruéis que têm o hábito de ofender e dizer palavras negativas aos seus alunos, contribuem para que estes  se sintam desvalorizados e  que incluam  no seu sistema de crenças as  palavras negativas dirigidas a eles  como sendo verdades absolutas .
 

Dificuldades de aprendizagem

As dificuldades de aprendizagem contribuem muito para uma baixa auto-estima infantil. Se a criança é ridicularizada em vez de ser incentivada a ultrapassar as suas dificuldades, ela poderá se sentir ignorante,  burra e desistir de tentar aprender e superar essas mesmas dificuldades . Como resultado da sua falta de realização na escola, a criança pode ser menosprezada por colegas, professores e pais, diminuindo, assim, a sua auto-estima.
 

Expetativas elevadas dos pais

As expetativas elevadas dos pais em relação aos seus filhos contribuem para a baixa auto-estima infantil. Perante essa situação, a criança sente que não é suficientemente boa para os seus pais e envolve-se numa procura desmedida por tentar agradar. Quando a criança não consegue satisfazer as expectativas dos pais, ela se sente mal, contudo aprende a esperar o comportamento impróprio de seus pais. Isso é especialmente prejudicial às crianças que têm uma predisposição para terem falta de confiança em si mesmas

Falta de hobbies e de atividades extracurriculares

As crianças precisam de ter sucesso em seus hobbies e em atividades extracurriculares para se sentirem bem consigo mesmas. Quando as crianças não têm oportunidade para frequentar as atividades que gostam, são confrontadas com sentimentos de fracasso e tédio. Elas podem desenvolver uma baixa auto-estima e uma auto-imagem infeliz, levando-as a recorrer a comportamentos prejudiciais para ganhar controle e sentido para as suas vidas. Tem sido demonstrado que as crianças que têm hobbies fora da escola,  têm uma auto-estima maior e são menos propensas a recorrer a maus comportamentos .
 

Pais superprotetores

Pais super-protetores podem, inadvertidamente, levar seus filhos a terem uma baixa auto-estima. Isso deve-se ao fato da criança não ser capaz de viver a sua vida independentemente, contando sempre com os pais para tudo. Os pais super-protetores têm boas intenções, mas seus filhos para além de não se considerarem importantes enquanto indivíduos, crescem sentindo-se incapazes de cuidarem deles mesmos.
 


              menina 285x175 Como lidar com o bullying

Sem comentários:

Enviar um comentário