Translate

sexta-feira, 28 de junho de 2013

Estratégias para ajudar as crianças a desenvolver a concentração e a memória.


Jogos de concentração divertidos
 
Mostre à criança uma imagem de um curral com vacas. Peça-lhe para olhar atentamente, porque a seguir vai fazer perguntas sobre essa mesma imagem. Esconda a imagem e pergunte de
que cor era o curral? Quantas vacas você viu? Adapte as perguntas à capacidade de aprendizagem da criança.
Certifique-se que as respostas corretas são reforçadas com louvor e se a criança der uma resposta errada, deixe-a  olhar para a foto outra vez  para depois deixá-la responder novamente. A segunda vez que jogar este jogo, vai ver a criança ansiosamente concentrada na imagem. Torne o jogo divertido e um pouco desafiador, tendo muito cuidado para não frustrar a criança com tarefas demasiadamente difíceis para as suas capacidades.
 
 
Tarefas que exigem memória
 
Jogue um jogo onde a criança tem de memorizar várias instruções. Diga-lhe para ir ao seu quarto, acariciar um peluche na cabeça e  regressar. Em seguida, diga -lhe para ir ao seu quarto, acariciar um peluche na cabeça, escrever o nome do animal de estimação em um pedaço de papel e entregá-lo a você. Em seguida, diga à criança para fazer tudo isso, mas quando  voltar, ela deverá abanar os braços como se fosse um pássaro. Continue adicionando complexidade ao jogo, como por exemplo, pedir para a criança cantar uma determinada música enquanto realiza as tarefas que você lhe solicitou. As crianças adoram solicitações absurdas, tornando esta atividade muito divertida.

 



Estudar e trabalhar em grupo
 
Colocar duas ou mais crianças juntas a estudar ou a trabalhar pode ajudar a estimular a concentração. Quando uma criança demonstra foco e concentração numa determinada atividade, ela torna-se um exemplo para as outras crianças. A plasticina e o origami  desenvolvem bastante a concentração. Faça um projeto simples adequado à capacidade de aprendizagem das crianças, como por exemplo, um avião de papel ou animal feito de plasticina. Ajude as crianças até que elas consigam fazer sozinhas sem ajuda. Se as crianças estiverem desinteressadas ou frustradas, isso vai tornar-se evidente quando elas começam a rir muito ou a  falar sobre assuntos não relacionados com a atividade, ou até mesmo se mostrarem que estão com sono.
 Incentive as crianças a  trabalharem juntas em direção a um projeto bem sucedido e faça exposição dos seus trabalhos. Se puder, tire fotografias delas a realizar o trabalho e depois exponha-as num mural.


Motivação Versus Frustração

Certifique-se que o jogo ou o exercício permite à criança obter algum sucesso. Esqueça o que os livros dizem sobre "metas de desenvolvimento" e adapte qualquer jogo à capacidade atual da criança. Lembre-se que pequenas coisas podem afetar a sua capacidade de concentração. Evite distrações e mantenha-se focado juntamente com a  criança enquanto estão jogando  jogos ou realizando uma atividade. Não ultrapasse a capacidade de concentração atual da criança, fazendo com que a atividade dure demasiado tempo. 

 

Ensinar ajuda a  compreender

Deixe a criança ser o professor. Quando a criança aprende um jogo ou uma tarefa bastante bem, deixe ela ensiná-la  a você ou então a outra criança. Isso coloca uma nova perspetiva sobre a tarefa,  promovendo a motivação, a confiança e  a satisfação.

Sem comentários:

Enviar um comentário