Translate

sexta-feira, 24 de maio de 2013

Dicas para o pais ajudarem as crianças a aprender o alfabeto


Conhecer o alfabeto ajuda a criança a aprender a ler. Cedo ou tarde pressupõe-se que todas as crianças aprenderão a ler, mas você pode dar um empurrãozinho no processo de aprendizagem de seu filho, ensinando-lhe o alfabeto em casa.
  

Cante

Cante a “música do alfabeto” para seu filho com frequência. Algumas crianças passam a ter novas ideias e aprendem novos conceitos facilmente por meio de músicas. Cante para seu filho dentro do carro, na hora de dormir e até mesmo enquanto lava a loiça.

Leia

Leia livros que contenham o alfabeto para a criança, contudo qualquer tipo de leitura é benéfico para ela quando se trata de aprender as letras do alfabeto. Faça a leitura junto com a criança para que fique mais divertida. A vantagem dos livros com o abecedário é que eles são coloridos, estimulam a imaginação e dão ênfase em uma letra por página. Eles permitem que a criança observe bem cada letra e diferencie uma das outras, fazendo com que ela não tenha dificuldades na hora de formar palavras.
 

Use um pouco de artesanato

A arte é uma maneira eficiente de passar novos conhecimentos para as crianças. Faça letras com pedaços de cartolina e deixe a criança decorá-las. Outra opção é criar desenhos ou pequenas esculturas de animais que começam com uma determinada letra e ir dizendo o nome da letra em voz alta, fazendo a criança aprender e associar tanto o nome da letra quanto a aparência dela.
 

Jogos

Use letras de plástico ou em EVA para brincar com a criança ao longo do dia. Dê um jogo de letras ao seu filho e permita que a criança coloque-as na geladeira ou no chão. Outro brinquedo educativo são as letras em forma de blocos de montar, elas são apropriadas para as crianças que gostam de montar coisas. Aponte para uma letra e pergunte à criança qual é o nome da letra. Repita o nome de cada letra várias vezes para que a criança aprenda.
 

 
 
 
 
 
Fonte:eHow

Sem comentários:

Enviar um comentário