Translate

quinta-feira, 23 de maio de 2013

Como ensinar matemática para alunos com dislexia

 
 
A dislexia afeta a capacidade das crianças para aprender matemática de várias maneiras. Alguns  disléxicos têm muita dificuldade em compreender conceitos de matemática, memorizar fatos de matemática e implementar procedimentos de matemática complexa, como divisão ou resolução de equações algébricas. Estas crianças podem apresentar uma condição chamada "discalculia". É preciso que pais e professores estejam atentos a este problema.
 
Aqui estão algumas dicas:

1 - Use métodos de ensino concretos e práticos. As crianças devem utilizar material concreto ao adicionar e subtrair. Podem utilizar o material dourado montessori para montar e desmontar uma base de 10 blocos quando estão aprendendo sobre colocar valor e reagrupar. A utilização do ábaco também é muito importante na aprendizagem do valor posicional dos números.

2 - Ensine conceitos importantes diretamente e explique como os conceitos se encaixam diretamente em vez de esperar que os alunos "cheguem lá sozinhos". Use listas de verificação e processos passo a passo para ajudar os alunos a concluir as tarefas.
 
3 - Apresente conceitos em uma variedade de modalidades. As aulas devem incluir componentes visuais, auditivos e cinestésicos.Permita que as crianças respondam oralmente, em formato de escrita, usando itens manipulativos ou fotos. Introduza a tecnologia, como computadores ou calculadoras, se tornar-se aparente que a criança disléxica está tendo dificuldade para memorizar os fatos básicos de matemática.
 Experimente vários métodos de ensino alternativos, tais como Touch Math e veja qual é o método mais adequado para cada criança. Não se esqueçam que as crianças não são todas iguais e cada uma aprende de uma maneira diferente.
 
4 -  Apresente os problemas por partes para ajudar na motivação e na concentração. Se as crianças virem problemas muito complexos à primeira vista podem ficar desanimadas. Assim divida o problema em pequenas tarefas/objetivos e ajude a criança a ter sucesso nessas pequenas tarefas.
 Use código de cores de símbolos matemáticos para destacar qual operação a usar ou qual procedimento deve ser completado primeiro. Use papel quadriculado ou papel alinhado virado para os lados a fim de fornecer linhas de guia para a criação de problemas e alinhar os números corretamente.

 



Fonte:eHow






Sem comentários:

Enviar um comentário