Translate

sexta-feira, 31 de maio de 2013

Como ensinar a ler usando os sons das sílabas


1 - Ensine a criança sobre a diferença entre uma vogal e uma consoante. Faça isso indicando que as cinco vogais "a", "e", "i", "o" e "u" têm um som longo e curto. Ensine-os que todas as palavras precisam de pelo menos uma vogal.


2 - Associe imagens e sons. O "a" curto , tem som de "a" como em abóbora". O "e" longo tem som de "e, e, e" como em elefante". Assim que seu aluno tenha aprendido o conceito de vogal, passe para a próxima etapa.
 

3 - Escreva nas fichas consoantes e vogais, uma letra em cada cartão. Coloque uma consoante e uma vogal uma ao lado da outra. Por exemplo, "c" e "a". Diga os sons de cada letra repetidamente até misturá-los. Isso é chamado de “combinação".
 

4 - Pratique os sons. Misture os cartões de consoantes e exercite cada combinação repetidamente até o aluno poder dizer uma sem "separar" os dois sons juntos.
 

5 - Faça uma tabela. Corte as cartolinas ao meio e faça 21 quadros, um para cada consoante. Em uma coluna, de cima a baixo, escreva cada uma das combinações fonéticas, "ba, be, bi, bo, bu", "ca, ce, ci, co, cu", e assim por diante.
 

6 - Forme palavras. Quando seu aluno tiver dominado a leitura da tabela, comece a formar palavras de três e quatro letras com as fichas. Acrescente um "m" ao "bo" e soletre a palavra "bom". Deixe seus alunos experimentarem as tabelas de combinação fonética e descobrirem por eles mesmos quais letras podem ser acrescentadas a uma combinação para formar uma palavra e quais letras e composições não formam palavras.
 

 DICAS :  Revisão e repetição ajudarão seu aluno a aprender e desenvolver a habilidade de leitura de combinações fonéticas. Pratique os vários jogos utilizando um silabário móvel para a criança poder mexer e jogar com as sílabas. Eu fiz um silabário com sílabas móveis para a aprendizagem da leitura como podem ver em baixo:






 
 
Fonte : eHow Brasil
 

Sem comentários:

Enviar um comentário